Assinada por autoridades brasileiras e argentinas a carta Pró-ponte Porto Xavier/San Javier
14/02/2017 06:13 em Notícias Gerais

 

Porto Xavier, do lado brasileiro, assim como San Javier, do lado argentino, tecnicamente, estão preparados e detêm todas as condições para instalação da ponte internacional, a qualquer momento. O que falta é decisão política. Esta foi a manifestação que permeou o encontro realizado na manhã de segunda-feira (13), em San Javier/Misiones/Argentina, que contou com a participação de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores da região das Missões/RS/Brasil, intendentes e deputados da província de Misiones, além da imprensa. A primeira iniciativa deliberada na reunião, que foi coordenada pelo anfitrião, o intendente ao cargo de San Javier, Julio Cesar Tkachuk, e pelo presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM), Brasil Antonio Sartori, foi a elaboração da Carta Oficial Pró-Ponte Internacional Porto Xavier/San Javier, assinada por todos os participantes.

O documento firma o compromisso de atuação integrada em todas as etapas seguintes, quanto às providências de respostas efetivas dos governos do Brasil e Argentina no que tange à divulgação do resultado do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA). “Mais que isso, vamos demonstrar de forma convincente que Porto Xavier e San Javier estão prontos para receber a ponte”, destacou o dirigente da AMM, Brasil Antonio Sartori, que é prefeito de Entre-Ijuís. Com a mesma intensidade e convicção, o intendente a cargo de San Javier garantiu que a província de Misiones e sua gente está junto com a região das Missões nesta luta que vem de longa data, mas com a soma de esforços e medidas efetivas, é viável avançar nas tratativas.

Esta será a data do próximo encontro sobre o tema, que vai ocorrer novamente em San Javier, às 9h30min, quando será apresentada oficialmente a comissão formada por integrantes dos dois países, incluindo prefeitos, intendentes, deputado estadual e federal, representante do setor privado, entre outros. Na oportunidade, serão estabelecidas as primeiras agendas que serão cumpridas pela comissão do Brasil e da Argentina, em audiências com autoridades dos dois países.

Integraram a comitiva da região das Missões na reunião em San Javier o vice-presidente da AMM e prefeito de Rolador, Paulo Peixoto; prefeitos de Porto Xavier, Vilmar Kaiser; São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani; Mato Queimado, Orlando Thomas; Roque Gonzales, João Haas; São Pedro do Butiá, Martinho Berwanger; Salvador das Missões, Daniel Gorski; vice-prefeito de Porto Xavier, Gilberto Menin; presidente da Câmara de Vereadores de Roque Gonzales, Olavo Spohr; secretário de Administração de Salvador das Missões, Julci Luft; Edio Eckerleben, entre outros.

Brasil Sartori reiterou o apoio recebido da Associação dos Municípios do Planalto Médio (Amuplam), que também está engajada nesta pauta missioneira. No encontro todos os participantes tiveram a oportunidade de se pronunciar.

 

COMENTÁRIOS