Offline
PIM participa de Capacitação Continuada em Santo Ângelo
22/06/2017 16:22 em Notícias de Guarani das Missões

 

O Grupo Técnico Municipal – GTM de Guarani das Missões participou, no dia 01 de junho de 2017, de uma Capacitação Continuada no Auditório da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde em Santo Ângelo. Promovido pela Secretaria Estadual de Saúde, foi abordado o tema “Visita Domiciliar, Modalidade de Atenção e Metodologia”.

O PIM tem como objetivo orientar as famílias, a partir de sua cultura e experiências, para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças, desde a gestação até os seis anos de idade. É baseado na experiência cubana “Educa a Tu Hijo”, do Centro de Referência Latino Americano para o Desenvolvimento Pré-escolar - CELEP, e tem como referencial teórico Vygotsky, Piaget, Winnicott, Bowlby e Brunner, além dos recentes estudos das neurociências.

As intervenções do PIM junto às famílias ocorrem através de visitas domiciliares e atividades comunitárias semanais às famílias em situação de risco e/ou vulnerabilidade social, visando o fortalecimento de suas competências para educar, cuidar e proteger suas crianças.

A gestão política institucional do PIM no Governo do Estado é realizada a partir da articulação de diferentes Secretarias e coordenada pela Secretaria da Saúde.

Nos municípios, as equipes são compostas pelo Grupo Técnico Municipal (GTM), constituído, minimamente, por integrantes das Secretarias da Saúde, Educação e Assistência Social. O GTM é responsável pela operacionalização do PIM, monitorando e avaliando suas ações e articulando a rede de serviços municipal. Também é composta pelos Monitores, responsáveis pela supervisão dos Visitadores e pela interlocução dos mesmos com o GTM e com a rede de serviços nas comunidades. Os Visitadores Municipais são os responsáveis pelo atendimento direto às famílias.

COMENTÁRIOS