Programa de Academia da Saúde em Guarani das Missões
27/07/2017 16:19 em Notícias de Guarani das Missões

 

Em Guarani das Missões está acontecendo o Programa de Academia da Saúde. Para esclarecimento de nossos ouvintes e comunidade em geral, nossa equipe conversou com a profissional Alcione Perez sobre o programa que visa melhorar a qualidade de vida dos munícipes.

 

- O que seria o Programa de Academia da Saúde?
Alcione: O Programa Academia da Saúde é uma estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado para os municípios brasileiros que foi lançado em 2011.

 

- É uma iniciativa de quem? 
Alcione: Iniciativa do Ministério da Saúde.

 

- Primeira vez que acontece em Guarani das Missões?
Alcione: Sim.

 

- Quem pode participar das atividades? 
Alcione: As ações são direcionadas a toda população, adequando as atividades aos ciclos de vida e às diferentes experiências corporais.

 

- Quem irá desenvolver as atividades? 
Alcione: As atividades serão desenvolvidas nos polos por profissionais do Programa e são potencializadas pelos profissionais do NASF, da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

 

- Quais são os objetivos do Programa Academia da Saúde? 
Alcione: Fortalecer a promoção da saúde como estratégia de produção de saúde; Desenvolver a atenção à saúde nas linhas de cuidado, a fim de promover o cuidado integral; Promover práticas de educação em saúde; Promover ações intersetoriais com outros pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde e outros equipamentos sociais do território; Promover a convergência de projetos ou programas nos âmbitos da saúde, educação, cultura, assistência social, esporte e lazer; Ampliar a autonomia dos indivíduos sobre as escolhas de modos de vida mais saudáveis; Aumentar o nível de atividade física da população; Promover hábitos alimentares saudáveis; Promover mobilização comunitária com a constituição de redes sociais de apoio e ambientes de convivência e solidariedade.

 

Cronograma de atendimento das Academias de Saúde-2017:

--> Academia de Saúde da Praça João Paulo II - Segunda-feira 8:15hs ás 11:00hs;
--> Academia de Saúde do Bairro Santa Fé - Quinta-feira 8:15hs ás 11:00hs;
--> Academia de Saúde da Praça João Paulo II - Sexta-feira 8:15 ás 11:00hs.

 

Alcione reforça o convite salientando que toda a comunidade guaraniense está convidada se exercitar e ter uma qualidade de vida saudável.

COMENTÁRIOS