Offline
Consulta Popular em Guarani das Missões nos dias 01, 02 e 03
31/07/2017 09:49 em Notícias de Guarani das Missões

 

Acontece nesta semana a votação da Consulta Popular do RS. Neste ano de 2017 a votação será realizada nos dias 01, 02 e 03 de agosto em todo o Estado, por meio de voto secreto. Estão habilitados a votar apenas os eleitores com domicílio eleitoral no Rio Grande do Sul. Os eleitores poderão votar em apenas um dos Programas ou Ações constantes da cédula de votação.

 

Na votação on-line e nos pontos de votação é necessário o número do seu título de eleitor. Caso você não o tenha à mão, o ambiente de votação na internet, permitirá pesquisa diretamente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

Como votar:

 

– pelo site da Consulta Popular (www.consultapopular.rs.gov.br);

– presencialmente, por um aplicativo disponibilizado a representantes dos Coredes e dos Comudes;

– via SMS para o número 29000, com a palavra RSVOTO#(Nº do título de eleitor)#(Nº do programa, de 1 a 10).

 

Instituída em 1998, a Consulta Popular é um instrumento de participação da sociedade, que define diretamente parte dos investimentos que constarão no orçamento do Estado. Anualmente, o governo fixa o valor que será submetido à deliberação da população. Esse valor é distribuído entre as 28 regiões do estado, de acordo com critérios, como a população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese).

 

O que é o COREDE - Conselho Regional de Desenvolvimento?

 

É um fórum de discussão e decisão a respeito de políticas e ações que visem ao desenvolvimento regional.

 

O que é o COMUDE - Conselho Municipal de Desenvolvimento?

 

O COMUDE tem por objetivo a promoção do desenvolvimento local, harmônico e sustentado, através da integração das ações do poder público com as organizações privadas, as entidades da sociedade civil organizada e os cidadãos, visando a melhoria da qualidade de vida da população, a distribuição harmônica e equilibrada da economia e a preservação do meio ambiente.

 

O Presidente do COMUDE de Guarani das Missões é Leandro Inácio Wastowski.

 

As cédulas homologadas em cada Corede já estão disponíveis para a população conhecer o Programa ou a Ação para votação. Veja a votação de demandas para Guarani das Missões na imagem abaixo:

 

 

 

 

COMENTÁRIOS