Offline
26ª Romaria em Honra a Nossa Senhora de Czestochowa
01/08/2017 15:49 em Notícias de Guarani das Missões

 

A Linha Bom Jardim, interior de Guarani das Missões, irá realizar a sua 26ª edição da Romaria em Honra a Nossa Senhora de Czestochowa.

 

Jasna Gora - A Padroeira da Polônia

 

Jasna Gora em polonês significa “Montanha de Luz” ou “Monteclaro”; e Czestochowa é o nome da cidade que ao longo dos séculos, cresceu e tornou-se um ponto de referência.

 

Nossa Senhora de Czestochowa, ou Monte Claro é a Rainha e Padroeira da Polônia. Os Monges Paulinos construíram um Mosteiro no Monte Claro ou Montanha de Luz e foi para este mosteiro que foi doado o famoso quadro da Virgem Maria.

 

O quadro esta cercado de histórias e lendas, uma muito interessante nos diz que foi São Lucas Evangelista quem o pintou utilizando, inclusive, a madeira de uma pequena mesinha da casa de Nazaré. Alguns historiadores chegam até afirmar que o quadro, depois de longas viagens foi entregue a Santa Helena, Mãe do Imperador Constantino e, no Palácio Imperial de Constantinopla, permaneceu até o ano de 431.

 

A tradição nos diz também que o famoso quadro foi doado pelo Rei de Constantinopla ao Príncipe Russo Lew, que o levou para sua casa, e com sua família permaneceu até os ataques dos Tátaros. Com a invasão e os ataques dos Tátaros o quadro foi levado para Polônia e lá permanece até os dias de hoje.

 

Segundo algumas fontes, o quadro foi doado ao Mosteiro dos Paulinos, de Montes Claros em 1382 e desde que lá chegou recebeu o título de “Porta dos Milagres”. Um grande número de Príncipes e também o povo simples começaram a peregrinas até o Santuário, em busca de milagres.

 

Ao olhar para o quadro de Czestochowa percebe-se que sobre o seu rosto encontram-se dois cortes que segundo a tradição, foram feitos pela espada do Chefe do Exército dos Hussistas. Conta-se que no ano de 1430, o quadro foi quebrado e o templo saqueado e praticamente destruído. Os religiosos juntaram os pedaços do quadro, e a pedido do Rei Jagielo trouxeram vários pintores estrangeiros para restaurá-lo. Achou-se por bem deixar as marcas na face como sinal de vitória.

 

Em 1655 foi a vez dos Suécos invadirem a Polônia, e também tinham o desejo de destruir o Mosteiro Luminoso e seus Monges (Aproximadamente 200). Eis que o Exército Suéco com 3000 homens foi derrotado pela intercessão da Jasna Gora. No ano seguinte o Rei Polonês oficialmente declarou Nossa Senhora de Monte Claro – Rainha e Padroeira da Polônia.

 

O Rosto da Virgem Maria é escuro, e este detalhe explica-se pelo fato do quadro ter sido pintado sobre uma madeira que no decorrer do tempo escureceu. Os poloneses e todos os peregrinos carinhosamente a chamam de “Madona Preta”. O mais expressivo devoto da Virgem da Czestochowa foi sem dúvida o Polonês Karol Wojtyla, eleito Papa como João Paulo II.

 

Programação:

 

missa será as 10h30min no Santuário localizado na Linha Bom Jardim, interior de Guarani das Missões. Terá também procissão, novena e tríduo.

COMENTÁRIOS