Offline
Operação regional prende suspeitos de abigeato
24/08/2016 09:36 em Notícias Gerais

 

Nesta quarta-feira (24), policiais da 13ª Região Policial deflagram a Operação Boi Deitado, objetivando o combate ao crime de abigeato. Essa ação foi uma operação em conjunto com a Brigada Militar da região de São Luiz Gonzaga, reunindo 61 policiais civis, dentre delegados e agentes da 27ª Região Policial, 13ª DPRI de Santo Ângelo e 21ª DPRI de Santiago, bem como 21 policiais militares do 14º Batalhão da Polícia Militar de São Luiz Gonzaga. Na ação, 11 pessoas foram presas, sendo 04 em flagrante por abigeato, posse irregular de arma de fogo e carne de caça.

 

A operação contou com 29 viaturas policiais para cumprimento de 29 ordens judiciais, sendo 21 mandados de busca e apreensão e oito de prisões preventivas. A operação denominou-se Boi Deitada em alusão ao modus operandi das associações criminais, que atuavam no furto-abigeato, carneando o animal no local em que estavam. De regra, era desferido um tiro de espingarda de baixo calibre na cabeça do animal. Após o abate a carne, ela era transportada até residências e, posteriormente, revendidas, geralmente já com encomendas anteriores ao fato criminoso, narrou a delegada Tanea Regina Bratz.

 

A operação teve inicio no mês de abril de 2016, instaurada a partir do elevado número de ocorrências envolvendo este tipo de delito. Segundo a delegada Tanea Bratz, há a possibilidade de terem sido abatidos mais de 200 animais desde julho de 2015, causando um prejuízo bastante significativo aos produtores rurais, uma vez que as vítimas são pequenos produtores rurais.

 

No decurso da investigação já foram presos dois integrantes da associação criminosa em flagrante com apreensão de carne abigeatada durante a madrugada e armas utilizadas no abate. A Operação Boi Deitado faz parte da política de enfrentamento aos delitos que atingem os agropecuaristas locais em que já neste ultimo bimestre logrou prender 20 pessoas diretamente ligadas ao crime.

 

 

 Fonte: DP de São Luíz Gonzaga

COMENTÁRIOS