Clima favorece desenvolvimento do milho no Noroeste do estado
24/08/2016 09:46 em Notícias Gerais

 

Conforme o Informativo Conjuntural da Emater, a área de cerca de 370 mil hectares cultivados com milho na região de Santa Rosa apresentauma boa germinação. As condições de umidade do solo foram propícias para a semeadura de algumas áreas localizadas mais ao Norte e Noroeste do Rio Grande do Sul. 

 

Há indicativo de ampliação da área cultivada com milho nesta safra, porém a área destinada à silagem deverá permanecer a mesma, podendo haver leve retração pelo abandono da atividade de bovinos de leite em algumas propriedades.  Em todas as regiões produtoras, prefeituras e sindicatos seguem distribuindo as sementes de milho do Programa Troca-Troca.

 

A cultura do trigo, favorecida pelo clima, segue em desenvolvimento normal, bom stand de plantas e ótimo estado fitossanitário. O período frio permitiu um maior perfilhamento, e a menor frequência de chuvas favoreceu uma baixa incidência de doenças, como as manchas foliares e a ferrugem. No momento, os triticultores seguem com os tratos culturais, com aplicação preventiva de fungicida nas lavouras semeadas mais no cedo.

 

 

Nas Missões e Fronteira Noroeste, algumas lavouras de trigo estão em fase de elongação; nas mais adiantadas, a fase é de emborrachamento e floração. Em nível estadual, 3% da área cultivada com trigo se encontram nesta fase, contra uma média de 7% para a época.

 

Fonte: rs.gov.br

COMENTÁRIOS