Offline
Grupo falsificava adubos e fertilizantes na região noroeste do RS
30/08/2016 13:30 em Notícias Gerais

 

Uma operação denominada NPK foi deflagrada hoje (25) pela manhã, em algumas cidades gaúchas e em municípios de Santa Catarina e também Paraná.

 

São investigados dois grupos suspeitos de adulterar e falsificar adubos e fertilizantes e depois comercializá-los. Foram cumpridos 36 mandados de busca e apreensão pelos crimes de participação em organização criminosa, lavagem de dinheiro, ocultação de bens, estelionato e crime contra as relações de consumo. Ainda é realizada busca e apreensão de caminhões, veículos e implementos agrícolas, bens supostamente adquiridos com dinheiro dos crimes.

 

A ação é realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) – Núcleo Região Metropolitana e Taquari e o Sistema Integrado de Investigação Criminal (Siscrim), com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Brigada Militar.

 

O esquema funcionava da seguinte maneira, o fertilizante era misturado com outros produtos comprados de forma regular ou irregular. O material adulterado era colocado em sacos com marcas comerciais conhecidas, mas não continha os mesmos valores de nutrientes indicados na embalagem. O produtor rural pagava o preço de mercado por um produto falsificado. De acordo com o Ministério Público (MP), milhares de produtores rurais foram lesados.

 

Na região Noroeste, conforme divulgado pelo MP,  os mandados são cumpridos em Chiapetta, São Luiz Gonzaga, São Nicolau e São Pedro das Missões. A operação ainda ocorre em Panambi, Arroio do Meio, Bento Gonçalves, Cambará do Sul, Candelária, Carazinho, Colinas, Estrela, Flores da Cunha, Gaurama, Ibirapuitã, Júlio de Castilho, Lajeado, Pareci Novo, Planalto, Rio Pardo, Saldanha Marinho, Santa Cruz do Sul, São Gabriel, São Sebastião do Caí e Venâncio Aires, Colombo (Paraná) e Correia Pinto (Santa Catarina).

 

 

COMENTÁRIOS