Assembleia aprovou projeto que cria Rota Missões
19/09/2016 08:37 em Notícias Gerais

 

A Assembleia Legislativa aprovou, nesta semana, o projeto de lei que institui a Rota Missões no Rio Grande do Sul. A iniciativa do deputado estadual Eduardo Loureiro (PDT) busca valorizar o turismo histórico, cultural, religioso, gastronômico e ambiental num roteiro que passa por 26 municípios.

 

Além de desenvolver, de forma sustentável, o turismo na região, a proposta aprovada pretende ampliar a produção de eventos nas diversas áreas, impulsionar a educação ambiental e incentivar a organização das comunidades locais relacionadas ao turismo, artesanato e geração de novas fontes de emprego e renda. Para isso, estão previstas parcerias com os conselhos municipais de turismo e de desenvolvimento, as instituições de ensino e a Fundação dos Municípios das Missões, Funmissões.

 

Entre os atrativos, estão relacionados os monumentos e ruínas reconhecidos como patrimônio da humanidade, os rios, lagos, reservas e parques ambientais, bem como os empreendimentos de cunho turístico nas áreas cultural, religiosa, ambiental e gastronômica. “Andar pelas Missões é reviver a saga dos jesuítas que, em 1609, atravessaram o mundo para conviver com os guaranis dentro dos princípios da fé cristã”, ressalta o deputado Loureiro.

 

Compõem a Rota Missões os municípios de Bossoroca, Caibaté, Cerro Largo, Dezesseis de Novembro, Entre-Ijuís, Eugênio de Castro, Garruchos, Giruá, Guarani das Missões, Mato Queimado, Pirapó, Porto Xavier, Rolador, Roque Gonzales, Salvador das Missões, Santo Ângelo, Santo Antônio das Missões, São Borja, São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missões, São Nicolau, São Paulo das Missões, São Pedro do Butiá, Sete de Setembro, Ubiretama e Vitória das Missões.

COMENTÁRIOS