Offline
Região Missões: Região Histórica Missioneira!
29/09/2016 10:48 em Entretenimento

 
A Região Missões é uma Região histórica missioneira
, com uma grande diversidade cultural e com grande número de etnias: como alemães, italianos, poloneses, russos, suécos, espanhóis, portugueses, afro-brasileiros, franceses, entre outros.

 

A Região das Missões está localizada a noroeste do Rio Grande do Sul é composta por 46 municípios que são divididos em duas grandes rotas: Missões e do Rio Uruguai. São 26 os municípios que com suas peculiaridades, hospitalidade, gastronomia e belíssimos locais para se visitar, respeitam a herança dos antepassados e avançam firme no objetivo de expandir o destino turístico das Missões.

 

Quem conhece a região das Missões sempre volta. São necessários muitos dias para percorrer o surpreendente roteiro de atrações culturais, históricas e religiosas, apresentado pelos missioneiros, herdeiros dos valentes desbravadores, os padres jesuítas, que ao lado dos índios guarani deram início a uma região empreendedora. Várias etnias deixaram sua marca e formaram um povo corajoso, que sente orgulho de sua terra e de suas origens.

 

A região das Missões se consolida no cenário nacional como destino turístico, histórico, cultural, religioso e de eventos.

 

São alguns dos títulos ostentados pelos municípios missioneiros:

 

Terra dos Presidentes (SÃO BORJA); Capital Polonesa dos Gaúchos (GUARANI DAS MISSÕES); Celeiro da Hospitalidade (SANTO ANTÔNIO DAS MISSÕES); Capital Estadual da Música Missioneira (SÃO LUIZ GONZAGA); Cantão Suíço das Missões (SÃO PAULO DAS MISSÕES); Terra do Centro Germânico Missioneiro (SÃO PEDRO DO BUTIÁ); Primeira Querência do Rio Grande (SÃO NICOLAU); Capital da Produtividade dos Gaúchos (GIRUÁ); Berço Regional da Cultura (CERRO LARGO); Terra do Cooperativismo (SALVADOR DAS MISSÕES); Capital da Alfafa (DEZESSEIS DE NOVEMBRO); Terra Pátria das Missões (UBIRETAMA); Paraíso dos Dourados (GARRUCHOS); Berço de Filhos Ilustres (BOSSOROCA); Coração das Missões (CAIBATÉ); Portão das Missões (ENTRE-IJUÍS); Integração de Etnias (VITÓRIA DAS MISSÕES);Terra da Hospitalidade (EUGÊNIO DE CASTRO); Berço das Águas (SETE DE SETEMBRO); Capital da União Política (MATO QUEIMADO); Terra e Sangue das Missões (ROQUE GONZALES); Salto do Peixe (PIRAPÓ); Fronteira do Rio Grande (PORTO XAVIER); Patrimônio da Humanidade (SÃO MIGUEL DAS MISSÕES); Terra Fértil Missioneira (ROLADOR) e Capital das Missões (SANTO ÂNGELO).

 

Guarani das Missões é o maior centro da colonização polonesa do país. Em 1991 foi comemorado o Centenário da Imigração Polonesa e criado o BRASPOL, entidade representativa desta etnia. Além dos poloneses, fizeram parte do povoamento da região os imigrantes italianos, alemães, suecos, russos e portugueses.

 

Confira alguns lugares que você pode visitar e contemplar em nosso Município:

 

Casa da Cultura Helena Carolina

 

 

Igreja Matriz Santa Tereza D´Avila

 

Santuário de Nossa Senhora de Czestochowa (Padroeira da Polônia) 

 

 

Praça João Paulo II

 

 

Praça João Paulo II

 

 

Parque de Eventos Clemente Vicente Binkowski

 

 

Parque de Eventos Clemente Vicente Binkowski

 

Parque de Eventos Clemente Vicente Binkowski

 

Parque de Eventos Clemente Vicente Binkowski

 

 

Parque de Eventos Clemente Vicente Binkowski

 

 

Parque de Eventos Clemente Vicente Binkowski

 

 

Parque de Eventos Clemente Vicente Binkowski

 

 

Parque de Eventos Clemente Vicente Binkowski

 

 

Gruta de São Cristovão

 

 

Oratório de Nossa Senhora de Lourdes

 

 

 

COMENTÁRIOS