Detran inicia controle biométrico nas provas teóricas no RS
28/11/2016 15:45 em Notícias Gerais

 

A partir desta semana, os candidatos que forem fazer a prova teórica para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) terão que confirmar sua identidade pelo sistema biométrico, realizado a partir da leitura da digital. A medida começou a valer para a sala de provas de Porto Alegre nessa segunda-feira (28), e para as sete regionais do Detran/RS no interior do Estado nas seguintes datas:

Caxias e Pelotas: 29 de novembro; Santa Maria e Passo Fundo: 30 de novembro; Santo Ângelo, Alegrete e Ijuí: 1º de dezembro. O cronograma de implantação do controle biométrico no Rio Grande do Sul começou em setembro, com o cadastramento das digitais na abertura do serviço de habilitação. A prova teórica é a primeira etapa de verificação biométrica no processo de habilitação, após a abertura do serviço. Ao longo de 2017, a biometria deverá ser implementada em todas as etapas da habilitação: exames médico e psicológico, aulas teóricas e práticas e todos as provas.

Prevista em normativa do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a biometria em todas as etapas da formação do condutor com a identificação das digitais do candidato  possibilita um controle maior sobre o processo de habilitação. Além da biometria prevista em lei, o Detran gaúcho também implanta o registro eletrônico e a filmagem nas aulas e provas práticas de direção. O novo sistema já está sendo utilizado nas aulas desde setembro e nas provas começou a ser utilizado no início de novembro, em dois Centros de Formação de Condutores, e será gradual no Estado.

 

COMENTÁRIOS