Offline
Movimento o Sul é Meu País irá realizar 2ª PLEBISUL
16/08/2017 13:59 em Notícias de Guarani das Missões

O movimento O Sul é o Meu País, é uma associação privada sem fins lucrativos, que tem como propósito alcançar esta emancipação de forma pacífica e democrática, levando a construção de uma nação soberana. A sede nacional do movimento é atualmente em Passo Fundo/RS.


No dia 7 de Outubro de 2017, irá acontecer a 2ª Edição do PLEBISUL - Consulta Popular conforme definido pela Assembleia Geral de Lages/SC.

 

- QUAIS OS OBJETIVOS DESTE PLEBISUL?

 

O objetivo principal do PLEBISUL que vai consultar a população do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, é gerar uma declaração pública sobre a opinião do Povo destes estados, se deseja, ou não, que esta região se torne um país independente.

 

- QUAL PERGUNTA SERÁ FEITA E QUAIS ÀS OPÇÕES DE RESPOSTA?

 

A pergunta que será realizada a população Sulista é simples e clara: VOCÊ QUER QUE O PARANÁ, SANTA CATARINA E RIO GRANDE DO SUL FORMEM UM PAÍS INDEPENDENTE? As opções para a resposta na votação será: SIM e NÃO.

 

- QUAIS AS METAS DESTA CONSULTA?

 

Conforme aprovado na Assembleia Geral de Lages, SC, e ratificado pela Comissão Organizadora do PLEBISUL, a meta mínima de votantes definida será de 1 (um) milhão de eleitores dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

 

- COMO FUNCIONA A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO PLEBISUL – CONSULTA POPULAR?

 

A estrutura organizacional que vai dar suporte humano a realização do PLEBISUL está hierarquicamente da seguinte forma:

• A responsabilidade e promoção é da Diretoria Nacional do Movimento O Sul é o Meu País;

• A coordenação geral é realizada pela Comissão Organizadora do Plebisul (CCO) composta pelos compatriotas nomeados pelo Edital 0009/2016.

• Nos estados, o PLEBISUL será coordenado por três (3) Superintendentes, um para cada estado. Neste sentido a COP já nomeou, João Paulo Schuch para Superintendente no Rio Grande do Sul; Sandra Parma para Santa Catarina e Adriano Winkler, para o estado do Paraná.

• Para todas as vinte e três (23) mesorregiões dos três estados já estão sendo nomeados um Supervisor para cada uma.

• O Sul possui 94 microrregiões e em cada uma delas, a COP está nomeando um Coordenador, para instruir e acompanhar mais de perto os seus respectivos municípios.

• Em cada município do Sul, num total de 1.191, o PLEBISUL terá um Presidente da COP Municipal, que terá a seu encargo a realização do evento.

• Todas as urnas que serão instaladas para receber os votos, terão no mínimo um presidente de secção e um secretário. Mas poderá ter mais mesários e membros que vão recepcionar e convidar os cidadãos para participar da Consulta, já que o voto não é obrigatório.

Ao todo, num quadro mais abrangente, o PLEBISUL terá uma estrutura organizacional de pessoal envolvendo mais de 20 mil voluntários diretos em todo o processo.

 

- O VOTO É IMPRESSO OU ELETRÔNICO?

 

O voto será impresso em papel, bastando um “xis” na opção de resposta que o eleitor escolher.

 

- O PLEBISUL É VOLTADO APENAS PARA PESSOAS QUE APOIAM A INDEPENDÊNCIA DO SUL?

 

De maneira alguma. A votação é livre e deve ser incentivada para que ambas as opiniões sejam expressadas nas urnas. O objetivo desta Consulta Popular é saber verdadeiramente o que pensam todos os Sulistas. Por isso é muito importante que as pessoas que são contra a proposta participem e expressem livremente o seu voto. A liberdade de expressão de ambas as vontades, são garantidas pela organização do evento.


- O PLEBISUL – CONSULTA POPULAR TEM VALIDADE LEGAL?

 

Diante das leis brasileiras este PLEBISUL não possui nenhuma validade legal, pois não se trata de um Plebiscito legal e aprovado pelo Congresso. Trata-se de uma CONSULTA POPULAR para aferir a opinião dos cidadãos do Sul sobre o tema, direito garantido pela Constituição federal e pelas leis internacionais através dos diversos pactos e resoluções das Nações Unidas (assinados e portanto, aceitos pelo Brasil), visto que estamos expressando democraticamente a nossa opinião em relação a este assunto.


- O QUE SERÁ FEITO COM O RESULTADO DO PLEBISUL?

 

O Povo Sulista nunca teve a oportunidade de expressar sua opinião se gostaria, ou não, de continuar sendo brasileiro. O Movimento O Sul é o Meu País está proporcionando esta oportunidade pela segunda vez na história. Os resultados deste PLEBISUL serão utilizados para comprovar, de forma inequívoca, a opinião do nosso Povo sobre o tema. Da mesma forma, alcançada a meta estabelecida, os resultados serão comunicados a entidades internacionais de defesa do direito de autodeterminação dos povos, aos governos estaduais e do Brasil, demonstrando que o Movimento O Sul é o Meu País é a entidade legítima representante do Povo Sulista e consequentemente da sua vontade soberana de liberdade.


- QUEM PODE VOTAR NO PLEBISUL? SÓ GENTE QUE NASCEU NO SUL?

 

Todos os eleitores dos três estados do Sul, independente de suas origens no Brasil ou no mundo, tem direito a votar neste PLEBISUL. A condição mínima é que seja maior de 16 anos e eleitor de um dos três estados. Inclusive o voto em trânsito será permitido, fazendo com que um cidadão que vota em Porto Alegre e que esteja em Curitiba no dia da votação, possa participar do processo, desde que comprovada a sua condição ao presidente da Secção.

 

- SERÁ EXIGIDO ALGUM DOCUMENTO PESSOAL NA HORA OU NA MESA DE VOTAÇÃO?

 

Para votar neste Plebisul não será exigido nenhum documento do eleitor. Porém, para aqueles eleitores que livremente quiserem assinar o Projeto de Lei de Iniciativa Popular (PLIP) do Plebiscito Consultivo Oficial de 2018, será exigido o título eleitoral. Caso a pessoa não tenha este documento no ato, poderá ser substituído pelo nome da mãe do apoiador e pela data de nascimento do apoiador, conforme preceitua a legislação

COMENTÁRIOS