Offline
Novembro Azul conscientiza sobre câncer de próstata
01/11/2016 09:35 em Saúde

Doença mais prevalente nos homens, o câncer de próstata e tem estimativa de 69 mil novos casos ao ano, ou seja, 7,8 novos casos a cada hora. A doença não tem prevenção, no entanto, seu diagnóstico precoce é essencial para o tratamento curativo. Hoje em dia, é possível até mesmo não retirar o tumor, quando ele é classificado de baixo risco, apenas acompanhar sua evolução, o que é chamado de vigilância ativa.

 

Para conscientizar a população da importância dos exames anuais a partir dos 50 anos, a Sociedade Brasileira de Urologia e o Instituto Lado a Lado pela Vida  criaram o Novembro Azul. A campanha, idealizada pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida, tem foco na conscientização do câncer de próstata no Brasil.

Ao longo do mês serão realizadas ações em todos os Estados brasileiros, que contemplam a iluminação de pontos turísticos e monumentos, palestras informativas para leigos, intervenções em locais de grande circulação. A realização de exames está relacionada à diminuição de cerca de 21% na mortalidade pela doença em estudos de grande porte e longo seguimento. O exame da próstata consiste no toque retal e na dosagem sérica do PSA no sangue.

Para tratar o câncer de próstata, existem três procedimentos, a cirurgia aberta ou robótica; a radioterapia externa ou braquiterapia; e as condutas de vigilância ativa, que consistem em um acompanhamento com exames até que seja necessário ou indicado um tratamento. O objetivo do Novembro Azul, no entanto, é diagnosticar casos no início, quando as chances de curam beiram 90%.

 

Fatores de risco:

 

1. Idade (cerca de 62% dos casos são de homens a partir dos 65 anos);

2. Histórico familiar;

3. Raça (maior incidência entre os negros);

4. Alimentação inadequada, à base de gordura animal e deficiente em frutas, verduras, legumes e grãos;

5. Sedentarismo;

6. Obesidade;

 

Sintomas (só aparecem nos casos avançados):

 

1. Vontade de urinar com urgência;

2. Dificuldade para urinar;

3. Levantar-se várias vezes à noite para ir ao banheiro;

4. Dor óssea;
5. Queda do estado geral;
6. Insuficiência renal;

7. Dores fortes no corpo.

 

COMENTÁRIOS