O Receita Certa é uma iniciativa que prevê a distribuição trimestral de prêmios em dinheiro a todos os cidadãos atuantes no Nota Fiscal Gaúcha - independentemente de sorteio - desde que se verifique um incremento real de arrecadação de ICMS junto ao comércio varejista. [É como se o participante do NFG, ao incluir o CPF em suas compras, adquirisse ações que darão direito a participação em eventuais resultados positivos da organização].
Com base no valor a ser distribuído, será calculado o “Valor do ponto individual” fazendo a divisão do valor constante na tabela pela somatória de números de pontos de todos os cidadãos.
Exemplo:
- Incremento na arrecadação = 12%
- Total a ser distribuído = 31 milhões de reais
- Total de pontos = 5,95 bilhões
- Valor do ponto individual = 31 milhões de reais / 5,95 bilhões = 0,00521 reais
- Calculado o valor do ponto individual, será feita a multiplicação pela quantidade de pontos de cada cidadão e assim resultando no valor a que cada um tem direito.
Exemplo:
- Total de pontos do cidadão no trimestre = 14mil
- Valor do ponto individual = 0,00521 reais
- Valor a receber = 14000 * 0,00521 = R$ 72,94
Todo o cálculo referente ao Receita Certa será efetuado a cada 3 meses e será considerado o trimestre anterior como referência.
Dessa forma serão feitos cálculos em:
- Abril – referente ao período janeiro a março.
- Julho - referente ao período abril a junho.
- Outubro - referente ao período julho a setembro.
- Janeiro - referente ao período outubro a dezembro.
Para visualizar os seus pontos, você pode acessar a sua conta NFG, clicar no menu RECEITA CERTA e escolher o período que deseja consultar, ou você pode fazer essa consulta com o nosso aplicativo para tablets e smartphones. Com qualquer dos meios, é possível ver o total de pontos, a quantidade de bilhetes para o sorteio e os documentos que geraram pontuação.
FONTE: https://nfg.sefaz.rs.gov.br/ReceitaCerta/SaibaMais.aspx