Rádio e TV estão entre os meios mais acessados e com maior grau de confiança
19/01/2017 08:36 em Entretenimento

 

O Rádio e a TV estão entre os meios de comunicação mais acessados e que possuem o maior grau de confiança dos brasileiros. A constatação está na Pesquisa Brasileira de Mídia 2016, que revela os hábitos de informação da população.  O levantamento anual é realizado pelo IBOPE, a pedido da Secretaria De Comunicação Social – SECOM da Presidência Da República.

A amostra da pesquisa foi definida a partir dos dados do Censo Demográfico Brasileiro de 2010 e da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) 2014 do IBGE. Foram ouvidas mais de 15 mil pessoas em todo o Brasil: 406 em Santa Catarina e pouco mais de 2.000 na região Sul.

A TV é o meio de comunicação mais acessado pelos entrevistados, sendo mencionada pela quase totalidade da amostra. Pouco mais de três quartos dos entrevistados assistem TV todos os dias da semana. O acesso é mais frequente entre segunda e sexta-feira, e o tempo médio de acesso supera as três horas diárias.

Aproximadamente dois em cada três entrevistados afirmam ouvir Rádio, sendo que por volta da metade destes o faz todos os dias. A principal forma de acesso é por aparelhos de rádio tradicionais, especialmente através da Frequência Modulada. Ouve-se rádio mais entre segunda e sexta-feira, sendo que a média de tempo do acesso diário é próxima de três horas.

A pesquisa também avaliou o grau de confiança nas notícias que circulam nos diferentes meios de comunicação; mais da metade dos entrevistados que assistem TV confiam sempre ou muitas vezes nas notícias veiculadas por esse meio. É possível observar que quase seis em cada dez ouvintes de rádio confiam sempre ou quase sempre nas notícias divulgadas por essa mídia, proporção semelhante entre os leitores de jornais. Por sua vez, a maioria dos usuários de internet confia poucas vezes ou nunca confia nas notícias de sites, de blogs e de redes sociais.

 

 

COMENTÁRIOS