O Combate à Dengue é de responsabilidade dos órgãos públicos e de toda população. O mosquito Aedes Aegypti se reproduz em qualquer lugar que houver condições propícias (água parada limpa ou pouco poluída). A conscientização da população e a tomada de medidas são de fundamental importância para a redução e, quem sabe, a erradicação desta doença do Brasil.
Medidas de Combate para eliminar os criadouros e evitar a reprodução e proliferação do Aedes Aegypti:
- Não deixar água parada em pneus fora de uso. O ideal é fazer furos nestes pneus para evitar o acúmulo de água;
- Não deixar água acumulada sobre a laje de sua residência;
- Não deixar a água parada nas calhas da residência. Remover folhas, galhos ou qualquer material que impeça a circulação da água.
- A vasilha que fica abaixo dos vasos de plantas não pode ter água parada. Deixar estas vasilhas sempre secas ou cobri-las com areia;
- Caixas de água devem ser limpas constantemente e mantidas sempre fechadas e bem vedadas. O mesmo vale para poços artesianos ou qualquer outro tipo de reservatório de água;
- Vasilhas que servem para animais (gatos, cachorros) beber água não devem ficar mais do que um dia com a água sem trocar;
- As piscinas devem ter tratamento de água com cloro (sempre na quantidade recomendada). Piscinas não utilizadas devem ser desativadas (retirar toda água) e permanecer sempre secas;
- Garrafas ou outros recipientes semelhantes (latas, vasilhas, copos) devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo. Se não forem usados devem ser embrulhados em sacos e descartados no lixo (fechado).
- Não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada;
- As bromélias costumam acumular água entre suas folhas. Para evitar a reprodução do mosquito, o ideal é regar esta planta com uma mistura de 1 litro de água e uma colher de água sanitária.
- Sempre que observar alguma situação (que você não possa resolver), avisar imediatamente um agente público de saúde para que uma medida eficaz seja tomada.
Você sabia?
- 19 de novembro é o Dia Nacional de Combate à Dengue.
- O mosquito Aedes Aegypti também é o transmissor do zika vírus e do vírus causador da febre chikungunya.
- O ciclo de vida do Aedes Aegypti pode variar de acordo com a temperatura e disponibilidade de alimentos na região onde vive.
- Os ovos do Aedes Aegypti, cerca de 14 horas após a postura, ganham resistência ao ressecamento. Podem ficar no ambiente seco até 400 dias aguardando um período de chuvas ou umidade para eclodirem.
- Os Aedes Aegypti machos não se alimentam de sangue, mas apenas de seiva e néctar.