Escolas da Rede Municipal de Ensino de Guarani irão contar com uma nova ferramenta de trabalho
17/05/2019 09:52 em Notícias de Guarani das Missões

Trata-se do Educar Web, um sistema para gestão escolar utilizado pela Secretaria de Educação, Escolas, Estudantes, Pais ou Responsáveis, que possibilita que os procedimentos educacionais sejam executados via internet. A implantação desse software tem como objetivo principal a informatização dos dados das escolas, propiciando que informações referentes aos estudantes, matrículas, número de turmas por escola e de estudantes por turma sejam consultadas através da web de forma mais ágil e rápida.

O Portal do “Secretário de Escola” está quase concluído nas escolas municipais São José, Clemente Soltis e Professor Antônio Jaskulski, sendo que nas demais escolas o sistema será implantado gradativamente e até o final do mês de maio. De imediato, iniciaram-se os treinamentos do “Portal do Professor”, com o acompanhamento dos coordenadores de ensino e orientadores de educação, onde o foco principal é instrumentalizar o professor no uso de recursos didáticos pedagógicos, possibilitando um melhor gerenciamento das rotinas docentes e a comunicação com os estudantes.

No “Portal do Professor” estão disponíveis para acesso, por exemplo, o número de aulas ministradas, frequência dos alunos, notas parciais e conteúdos trabalhados em sala de aula. Esses dados são atualizados pelos próprios professores.

Ainda no decorrer de 2019, será divulgada a implantação do aplicativo e portal para uso dos pais e responsáveis, onde os mesmos poderão verificar todo o conteúdo trabalhado em sala de aula, as notas e a frequência escolar de seus filhos. Para os pais, será uma importante ferramenta de acompanhamento de seus filhos via web, permitindo uma aproximação maior da família com a escola, trazendo maior dinamismo na busca por informações da vida escolar do aluno, desde sua primeira matrícula e dados pessoais a ocorrências disciplinares que a coordenação pedagógica poderá registrará diariamente sobre a conduta e comportamento dos filhos em sala de aula.

Outra ferramenta importante que está sendo implantada é a gestão das bibliotecas, transporte escolar e da merenda escolar, com um portal específico para cada área. Destacamos que estamos buscando a cada dia mais a informatização dos dados, com vistas na melhoria da gestão escolar, além de evitar o acúmulo de papéis, buscando a preservação ambiental. Os professores já podem acessar o sistema no endereço “https://guaranidasmissoes.educarweb.net.br”, solicitando suas senhas junto as secretárias das escolas.

 

COMENTÁRIOS