Offline
A Capital Polonesa dos Gaúchos completa 60 anos de Emancipação Político Administrativo
24/05/2019 09:43 em Notícias de Guarani das Missões

Guarani das Missões foi a primitiva Colônia fundada pelo Governo Federal em 1891: neste ano foram iniciados os primeiros trabalhos de avaliação e divisão das terras que foram realizados pelo Banco Iniciador de Melhoramentos em contrato com a União.

As terras já divididas somavam dois mil lotes rurais, estando trezentos deles ocupados e em produção. Na época, a população nos dois núcleos, Uruguai e Comandai, era de 1.200 habitantes distribuídos entre suecos, poloneses, russos, austríacos, alemães e brasileiros. Com a chegada de imigrantes europeus para o Rio Grande do Sul que tivera sensível intensidade desde 1894, foram aos poucos os imigrantes poloneses predominando sobre os demais grupos nesta região.

Este predomínio dos poloneses é observado e relatado em 1900, época em que a colônia aumentou grandemente o número de suas construções, iniciando-se ainda o projeto de levantamento de uma ponte sobre o Rio Comandai.

1898 – o núcleo Comandai (hoje sede do Município) passou a denominar-se Santa Tereza de Guarani. Tem início a organização da vida social com a fundação da Associação de Nossa Senhora de Monte Claro. Inicia-se igualmente a construção do cemitério da Sede.

1899 – Santa Tereza de Guarani das Missões passa a categoria de 5º distrito de São Luiz Gonzaga, sendo seu primeiro Escrivão Distrital o Sr. Justino Gonçalves de Oliveira, seguido do Sr. Adolfo Ambros, Areclides de Lima, Erico Nunes da Silva entre outros.

1913 – portanto pouco antes da deflagração da 1º Grande Guerra Mundial, apareceu em Guarani uma leva de poloneses, superior a mil pessoas, sendo que a partir daí a vida social animou-se consideravelmente e 6 escolas foram construídas. O imigrante polonês inculto e sem meios, buscou no Rio Grande do Sul e especialmente nas Missões e Alto Uruguai as férteis terras de mato que hoje constituem extraordinário exemplo de trabalho na sucessão de variadas e intensa de suas culturas, onde sobressai o cultivo da Soja, Milho, Cana de açúcar, trigo que constituem a riqueza daquela região.

1921 – Com a chegada das Irmãs da Sagrada Família, funda-se um escola primária com internato, era um colégio para moças onde lecionavam economia e arte doméstica, graças ao auxilio material dos agricultores, e as esforços das próprias religiosas e do dinâmico padre João Wrobel, em poucos anos foi construído um imponente colégio, pouco tempo depois as irmãs da mesma congregação a pedido da comunidade assumiram a parte religiosa e a escola da Linha Bom Jardim; a medida que passavam-se os anos, os imigrantes aprofundavam cada vez mais suas raízes nesta generosa e hospitaleira terra e quando em 1924, chegava o primeiro carro de propriedade de Julio Lubini. Em Guarani já existiam 1200 poloneses e seus descendentes.

1944 – Passou a região a denominar-se de Vila Guaramano;

1950 – O distrito recebe a designação de Guarani das Missões.

1958 – Inicio do movimento emancipacionista para a criação do município, e realização do Censo Demográfico e do Plebiscito.

Guarani das Missões foi criado pela Lei Estadual nº 3.699 de 31 de janeiro de 1.959 e a instalado em dia 27 de maio do mesmo ano, com a posse do primeiro Prefeito e da Câmara de Vereadores, data em que se comemora o Dia do Município. Desde 1996, é considerado a Capital Polonesa dos Gaúchos por ser o maior centro de colonização polonesa do País.

 

Fonte: Becklero Silva; Vilmar Person

COMENTÁRIOS