Supermercados não abrirão mais aos domingos em Santo Ângelo
20/08/2016 13:25 em Notícias Gerais

 

A partir do próximo domingo, 21 de agosto, os supermercados de Santo Ângelo não abrirão mais aos domingos. A justiça julgou a liminar mantendo o dissídio de 2015/2016 firmado entre o Sindicato Patronal e dos empregados, onde supermercados que usam mão de obra não poderão abrir aos domingos.

A ACISA, como entidade representativa, acredita que decisões desta natureza, em qualquer momento, levam à perda de competitividade das empresas, engessamento e consequentemente perda de empregos. A Associação acredita que cada empresa deve ter a liberdade de decidir quando e como irá conduzir seus negócios, desde que cumpra a CLT. Restringir horários de funcionamento no atual momento de crise em que o país está vivendo, onde os níveis de desemprego crescem em todas as regiões. A decisão parece incoerente, além de empobrecer mais o nosso município.

De acordo com o presidente da ACISA, Douglas Winter Ciechowiez, o domingo é um dia de grande movimento nos supermercados. “Muitas pessoas da região, de cidades próximas, aproveitam, o domingo para fazer compras nos grandes mercados de Santo Ângelo. Como não terá mais negócios, teremos menos dinheiro entrando no município, serão necessários menos funcionários para fazer essa função e por fim, menos circulação”, destaca.

Conforme o IBGE, o desemprego subiu em todas as regiões no segundo trimestre de 2016 e, em todas elas o desemprego foi o maior desde o início da série da Pnad Contínua em 2012. Segundo a Associação Mineira de Supermercados, o domingo é o segundo dia de maior movimento na semana, motivo pelo qual o fechamento poderia agravar a crise do setor, que conforme a ABRAS, já registra queda de 2,5% nas vendas em 2016, a primeira queda real em mais de uma década.

 

Fonte: radiocidadesa.com.br

COMENTÁRIOS