Quase 40% dos prefeitos gaúchos desistiram de tentar reeleição em 2016
24/08/2016 14:45 em Notícias Gerais

 

Entre os prefeitos das 497 cidades gaúchas, 349 poderiam se candidatar à reeleição. No entanto, 130 (37%) desses gestores desistiram de tentar mais um mandato, mais de um terço do total. Os principais motivos alegados para a situação são a crise financeira que atinge os municípios e a alegação de que há excesso de rigor na análise das contas de prefeitos por órgãos de controle.

Os dados integram pesquisa da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs). De acordo com o levantamento, a redução de repasses estaduais e federais o aumento das obrigações dos municípios, como a universalização do acesso ao ensino de zero a três anos também contribuem para as desistências. A judicialização de áreas como saúde e assitência social também são lembradas.

“Há falta de limite dos órgãos de fiscalização. Questões formais estão fazendo com que muitos dos gestores estão correndo o risco de perder seus patrimônios”, relata o presidente da Famurs e prefeito de Arroio do Sal, Luciano Pinto. Em relação à crise financeira, ele completa: “Os próximos quatro anos poderão ser mais difíceis do que está sendo agora. Isso desmotiva aqueles que já estão sofrendo as pressões de toda ordem neste momento enfrentar mais quatro anos”.

 

 

Dados:

 

- Prefeitos que podem concorrer à reeleição: 349

- Prefeitos que desistiram de concorrer à reeleição: 130 (37%)

- Prefeitos que já foram reeleitos e não poderão concorrer: 148

 

 

Fonte: clicrbs.com.br

COMENTÁRIOS