Comitê Gaúcho da ONU Mulheres lança Campanha Máscara Roxa
03/08/2020 12:19 em Notícias de Guarani das Missões
As 25 cidades de abrangência da Associação dos Municípios das Missões (AMM), no Rio Grande do Sul, recebem nesta terça-feira (04), às 10h30, o lançamento da Campanha Máscara Roxa, que permite às mulheres vítimas de violência doméstica denunciarem seus agressores em farmácias. A agenda é promovida pelo Comitê Gaúcho ElesPorElas, da ONU Mulheres.
>> Como funciona a campanha:
Lançada no dia 10 de junho no RS, a Campanha Máscara Roxa permite que mulheres vítimas de violência doméstica façam denúncias em farmácias. Ela começou com 600 farmácias, e já são mais de 1.400 unidades de seis redes envolvidas
- Associadas, Agafarma, Vida, Preço Mais Popular, Tchê Farmácias e Líder Farma. Nas Missões, 14 dos 25 municípios possuem estabelecimentos participantes.
Até o momento, por meio da Campanha, 15 denúncias foram recebidas em farmácias de 13 municípios gaúchos: Porto Alegre, Canoas, Venâncio Aires, Capão da Canoa, Casca, Bento Gonçalves, Pinhal, Rio Grande, Taquari, Carazinho, Santo Antônio da Patrulha, Capão do Leão e Charqueadas.
Todas as farmácias com adesão estão com o selo “Farmácia Amiga das Mulheres” em suas vitrines e portas, que serve para que as vítimas as identifiquem. Os atendentes receberam capacitação online para o procedimento e para garantir a segurança da vítima.
Ao chegar na farmácia a mulher deve pedir a máscara roxa, que é a senha para que o atendente saiba que se trata de um pedido de ajuda. O profissional dirá que o produto está em falta e pegará alguns dados para avisá-la quando chegar. Após, o atendente da farmácia passará à Polícia Civil as informações coletadas, via WhatsApp, para que o órgão tome as medidas necessárias.
A campanha foi motivada pelo aumento de casos de feminicídios no estado durante o período de isolamento, decorrente da pandemia do coronavírus. Nos meses de março, abril e maio 28 mulheres foram assassinadas por questões de gênero, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Somente em abril, o aumento foi de 66,7% em relação ao mesmo mês do ano passado.
Dos 25 municípios das Missões, 14 possuem Farmácias Amigas das Mulheres:
- Bossoroca: Vida Farmácias
- Caibaté: Tchê Farmácias
- Cerro Largo: Vida Farmácias / Agafarma / Tchê Farmácias
- Eugênio de Castro: Farmácias Associadas
- Guarani das Missões: Agafarma
- Porto Xavier: Vida Farmácias / Tchê Farmácias
- Roque Gonzales: Vida Farmácias / Agafarma / Tchê Farmácias
- Santo Ângelo: Drogaria Farmanelli / Welfer & Cia / Longevita Farmácias / MP Farmácia / Farmácia Drobem
- São Luiz Gonzaga: Farmácias Associadas
- São Miguel das Missões: Farmácias Associadas / Agafarma
- São Nicolau: Farmácias Associadas
- São Paulo das Missões: Vida Farmácias
- São Pedro do Butiá: Vida Farmácias
- Vitória das Missões: Farmácia Vida e Saúde
 
COMENTÁRIOS