Dia 17 de setembro - Dia de São Zygmund Felinski
17/09/2020 12:13 em Notícias de Guarani das Missões
Nascido de uma família nobre e cristã, a 1º de novembro de 1822, em Wojutym - Polônia, filho de Eva e Geraldo Felinski. Educado em ambiente religioso, onde aprendeu desde a infância o verdadeiro amor a Deus, à Virgem Maria, ao próximo e à Pátria. Sua adolescência foi marcada pela dor e sofrimento. Perdeu seu pai aos onze anos e, aos dezesseis, sua mãe foi exilada para a sibéria. Estudou na Universidade de Moscou e em Paris, na sorbone, tornando-se professor de Matemática.
Em 1855, na cidade de Petersburgo - Rússia, foi ordenado sacerdote. Em 1857, observando o sofrimento das crianças e idosos abandonados de Petersburgo, iniciou a fundação da Congregação das Irmãs da Sagrada Família.
Em 1862 foi nomeado Arcebispo de Varsóvia - Polônia, na qual desenvolveu suas atividades pastorais com coragem no serviço de Deus. Mas, por não compactuar com o governo russo e por defender os direitos do povo e da Igreja, foi preso e levado para o exílio na Sibéria - Rússia, onde permaneceu 20 anos exilado.
Durante o período de exílio, viveu em profunda sintonia com Deus e exerceu suas atividades de pastor ajudando aos irmãos necessitados, sem esquecer da Congregação que fundara.
Quando regressou do exílio, fixou residência em Dzwiniaczka - Galícia, dedicando todo o seu tempo e suas forças à Igreja, à Congregação que fundara e à Nação. Zelou pela cultura do povo, organizou o ensino elementar nas Escolas e Orfanatos e dirigiu a catequese com o máximo de amor até os últimos dias de sua vida. Faleceu na cidade de Cracóvia - Polônia, a 17 de setembro de 1895, aclamado por todos, como "Homem Santo".
No dia 22 de agosto de 2002, na cidade de Cracóvia - Polônia, pelas palavras do Papa João Paulo II, a Igreja reconheceu a santidade de Zygmunt Felinski, colocando-o entre os Bem Aventurados. Foi Canonizado no dia 11 de outubro de 2009.
Ele dizia: "A fé nos ensina que somente será glorificado com Cristo aquele que admite ser crucificado com Ele na Terra".
PROCESSO DA BEATIFICAÇÃO
Atendendo as determinações da Congregação da Causa de Canonização – foram apresentados os processos da comissão histórica, processos dos escritos do arcebispo, material este recolhido no País, outros Países, no Vaticano, Congregações religiosas, entrevistas com pessoas e parentes.
Em vida era admirado por todos que o conheciam. Diziam que por seus lábios é o próprio Deus que fala. Ajudava a muitos com suas orações, bênçãos, ensinamentos, aconselhamentos tanto nas confissões como em encontros.
Vale destacar que já em vida as pessoas o procuravam pedindo ajuda nas doenças. Citam- se casos de pessoas que sentiam melhoras ou até saíam curadas durante as suas orações, especialmente celebrando a Santa Missa nas intenções dos doentes.
CURA DE UM GRAVE ACIDENTE - No dia 16 de julho de 1995 durante um trágico acidente automobilístico a Senhora Dalmara Kozil sofreu graves lesões. Marcos seu esposo, faleceu na hora, seu filhinho de 4 anos faleceu uma semana após, sua filha de 7 anos, Paulinha, somente fraturou o braço.
A senhora Dalmara em estado grave, inconsciente foi transportada para o hospital de Rzeszow, onde atestaram: rompimento do baço, bexiga, mesentério do intestino delgado. Hemorragia instantânea, fratura da bacia e do femor da perna esquerda e também lesões no cérebro.
Dalmara Kozial após primeiros socorros foi submetida a cirurgia exigindo muitos cuidados, como explicaram os médicos: “Como descrito acima as lesões e fraturas causadas no organismo, na realidade, a vida da paciente durante o tratamento, por várias vezes esteve ameaçada. Sobrevivência impossível! Apesar disto, a paciente ficou completamente curada. Tais resultados no tratamento, superam todos prognósticos.”
Inesperadamente, sem explicações, o estado de saúde começou a melhorar. Mas foi quando a mãe da paciente, os familiares e as Irmãs da Sagrada Família começaram a rezar a novena pela intercessão de Dom Zygmunt Szczensny Felinski e colocaram uma foto com relíquia do Fundador embaixo do seu travesseiro.
A própria paciente ao recuperar a consciência ouviu dos médicos que a sua cura era milagrosa. E ela mesma está convicta que recuperou a saúde como graça sobrenatural de Deus pela intercessão do Arcebispo Felinski.
Os médicos-cirurgiões que a atenderam declararam que a saúde da paciente não é resultado da medicina, por mais experientes que eles sejam e o avanço na medicina, um grande número de pessoas em tal estado vão a óbito. E sobrevivem somente os escolhidos por Deus. Portanto o acidente da senhora Dalmara reconhecem como cura sobrenatural, superando o direito da natureza.
Momento decisivo, superando a lei da natureza teve lugar, quando revelou-se a insuficiência renal e necessidade de hemodiálise. Porém com intensificação das orações pela intercessão do arcebispo Felinski, o estado crítico desapareceu, não havendo necessidade de hemodiálise – o que os médicos mais uma vez, reconheceram ser um fenômeno sem explicações por meios naturais.
Todos reconheceram que a cura total da senhora Dalmara foi pela intercessão do Arcebispo Zygmunt Szczensy Felinski. Essa cura foi reconhecida como milagre primeiramente pelo Tribunal Eclesiástico em Rzeszow, e posteriormente em Roma, pela Congregação da Causa dos Santos aprovada pelos médicos, teólogos e Cardeais. Recebeu o Decreto da promulgação do milagre pela Papa João Paulo II aos 5 de julho de 2002.
Dando entrada na Congregação da Causa dos Santos com processo para canonização é necessário confirmar com um milagre. Foram muitas as graças e milagres conseguidos pela intercessão de D. Zygmunt que eram levados ao conhecimento da Irmã Tereza – postuladora do processo de canonização.
Um resumo do milagre de cura da Irmã Stefania-Bozina Zelek narrada por ela
“Maior dom que recebi de Deus por intercessão do Bem Aventurado Zygmunt Felinski é o milagre da Cura de uma doença grave. Tive destruída a medula óssea, estive próxima da morte, não reconhecia as pessoas, perdia a noção das coisas. Quando me sentia muito enfraquecida, sem mais ou menos senti uma força dentro de mim, levantei e comecei andar. Fiquei sabendo depois, que todas as Irmãs estavam rezando por intercessão do Bem Aventurado Pai Fundador pedindo pela minha saúde, como também pessoas leigas. Após três dias saí do hospital. A medula óssea, sem transplante, regenerou-se e começou a funcionar. Estou com saúde. Já decorreram cinco anos do acontecido.
Diariamente agradeço a Deus pelo imenso dom recebido e tenho grande confiança e creio que Ele é o grande intercessor junto de Deus Pai. Rezo muito pedindo sua canonização. Meu grande desejo é alcançar o momento feliz - Dia da Canonização. (declaração feita em novembro de 2008).
 
COMENTÁRIOS