Offline
Mário Augusto disputa a preferência dos prefeitos e vices Progressistas na eleição para a presidência da Famurs
29/03/2021 12:12 em Notícias de Guarani das Missões

Para ouvir as demandas da região e apresentar seus projetos para os municípios, o prefeito reeleito de Dom Pedrito e candidato à presidência da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), Mário Augusto (PP), esteve na cidade de Guarani das Missões, nesta sexta-feira, dia 26, acompanhado do assessor do deputado Sérgio Turra e coordenador regional do Progressistas, João Martins - Bolinha. Na visita, Mário Augusto, defendeu a necessidade de ampliar a representatividade das cidades. Na visita ao município, o prefeito de Dom Pedrito, destacou a alegria em visitar municípios de outras regiões com bons exemplos para a Campanha Gaúcha. 

Na conversa com o vice-prefeito Leandro Wastowski, Mário Augusto destacou que ano após ano, as responsabilidades cada vez mais recaem nos ombros das prefeituras. Esse momento é de união, para garantir força na hora de buscar recursos para a execução de políticas públicas que beneficiem a sociedade.

“A Famurs, os prefeitos e os vice-prefeitos precisam ser protagonistas dos temas centrais para o Rio Grande do Sul e o Brasil. Sem a nossa participação no debate, as políticas públicas não se conectam com a vida real do cidadão. Somos nós, prefeitos, que conhecemos a realidade das cidades”, afirmou Mário Augusto, que prega urgência na revisão do pacto federativo, de forma que os municípios não precisem mais mendigar recursos em Brasília.

Universidade Corporativa

Durante as visitas que tem feito, o prefeito de Dom Pedrito relata ter visto, ainda, a necessidade de capacitação técnica permanente a gestores e servidores municipais. “Muitos relatam dificuldades na hora de elaborar projetos e acessar recursos. A Famurs precisa apoiar de maneira permanente as prefeituras, capacitando as equipes e orientando a busca de verbas, a elaboração de projetos e a inscrição em programas nacionais. Para isso, vamos criar a Universidade Corporativa. A ideia é ofertar programas de capacitação aos gestores e servidores municipais, executados, em parceria com outros poderes, universidades e iniciativa privada”, explica Mário Augusto.

Escolha será feita por prefeitos e vices do PP

Um acordo entre os partidos que mais elegeram prefeitos em 2020 prevê um rodízio na presidência da entidade. Cada sigla tem direito a presidir a Famurs por um ano. Por ter conquistado o maior número de prefeituras, a escolha cabe ao PP em 2021. Mário Augusto disputa a preferência de prefeitos e vices do PP. A eleição interna ocorre em abril.

COMENTÁRIOS