Offline
Cuidados com a saúde no Verão
Utilidade Pública
Publicado em 27/12/2016

 

Os maiores perigos na temporada de verão, além do excesso do sol, são a desidratação e a alimentação. A desidratação pode ser perigosa, principalmente em pessoas mais idosas e nas mais novas. Diante de um quadro de vômitos e tonturas a pessoa deve procurar atendimento médico.

Para quem não tem hábito de fazer exercícios e pretende mudar de vida neste começo de ano, recomenda-se que o interessado comece o projeto de vida saudável ao ar livre, logo nas primeiras horas da manhã ou no fim da tarde. O melhor horário para fazer exercícios é exercício antes das 9h ou depois das 17h. Se não for assim é melhor deixar para começar a fazer os exercícios em outra época do ano. Quanto à alimentação, deve ser rica em carboidratos e livre de gordura animal. Recomenda-se também o uso de roupas claras, ventiladas e leves.

O sol, assim como outros fatores, prejudica a barreira de hidratação natural da pele fazendo necessário o uso de hidratante corporal e facial, a fim de, devolver a hidratação para pele. Dê preferência para aqueles produtos menos oleosos, oil-free, e com agentes calmantes (Aloe Vera e Alantoína) para não deixar a pele “grudenta” e ao mesmo tempo mantê-la super hidratada.

Outro problema comum no verão é a acne. A exposição solar e o uso de protetores solares mais oleosos aumentam o aparecimento de cravos e espinhas. O sol a princípio parece secar as espinhas, mas alguns dias depois já se percebe uma pele mais espessa e oleosa. Esses dois fatores levam à obstrução dos poros piorando o quadro de acne. Para isso, faça uso de produtos específicos para pele com acne, ou apenas de controle de oleosidade, caso sua pele apresente o problema somente nesta estação do ano.

Estas 7 dicas de saúde para o verão ajudam a aumentar a saúde e o bem-estar, aproveitando todos os benefícios dessa época do ano, que incluem praia, piscina e carnaval. Abaixo confira algumas dicas de saúde importantes:

Beber água ou líquidos não açucarados, cerca de 2 a 3 litros de água durante o dia para não desidratar;

Evitar exposição solar direta nas horas de muito calor, entre as 10 e as 15 horas;

Passar protetor solar 15 minutos antes de sair de casa e repassar de 2 em 2 horas, principalmente se for à praia;

Usar chapéu ou boné quando estiver ao sol, mesmo ao caminhar na rua normalmente e usar roupas leves  e claras que absorvam menos o calor;

Comer frutas, verduras e legumes crus ricos em água como alface, chuchu, pepino, rabanete, nabo, tomate, couve-flor, melancia, melão, abacaxi, maçã, cenoura, banana, goiaba e clara de ovo;

Evitar beber bebidas alcoólicas e refrescos açucarados, pois o álcool aumenta a perda de água pelo corpo;

Evitar permanecer em locais fechados e sem ventilação.

O ar condicionado pode ser um problema no verão, pois aumenta a presença de bactérias, vírus ou ácaros no ar e retira umidade do ar, agravando as alergias. Por isso, deve-se limpar os filtros do ar condicionado com frequência, usar um vaporizador, ou colocar uma panela, ou balde com água, para umidificar o ar evitando assim problemas respiratórios.

Adotar estes cuidados é importante para evitar a desidratação e doenças como rinite, bronquite e asma, assim como a brotoeja, porque estas doenças são muito comuns no verão devido o aumento do suor, baixa umidade do ar e proliferação de micro-organismos.

Passar repelente no corpo é outra dica para o verão, porque há mais mosquitos e na fase das chuvas pode ocorrer epidemia de dengue. Plantar citronela no jardim e usar velas repelente com óleos e essências de citronela é uma ótima forma de passar as noites de verão de forma agradável e segura.

Comentários